Desde que fora buscar ajuda para sua filha Charlotte junto à equipe do Dr. Veras no Centro de Reabilitação Nossa Senhora da Glória , no Rio de Janeiro, em 1986, muitas famílias procuraram Bernadete Rocha a fim de obter maiores informações sobre o trabalho que desempenhava com a filha. Logo o chão da sua sala ficou pequeno para atender a demanda de crianças e pais que a procuravam e Bernadete começou a visualizar a possibilidade de inaugurar um espaço a fim de viabilizar o acesso das famílias ao trabalho com suas crianças que também tinham algum tipo de deficiência.
A primeira sede foi uma sala emprestada, localizada na Rua Daniel Imhof, que abrigou a escola por seis meses.
O aluguel de uma sala maior e mais próxima da sala de atividades já disponibilizada pelo SESI foi possível no ano de 1990, com a ajuda da comunidade e de alguns pais que participavam do trabalho. Além do aluguel viabilizou-se a compra de mais material e a contratação de auxiliares. O crescimento foi notório.
Em 13 de março de 1990 a escola é fundada sob nome de Charlotte Associação de Atividades Psicofísicas, uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, mantida com convênios, contribuições da comunidade e eventos que promove anualmente. Em 27 de setembro do mesmo ano, o prefeito da cidade sanciona a Lei n°1605/90, declarando a instituição como de utilidade pública.